Quantas vezes você já ouviu essa pergunta e respondeu 'more or less!' - indicando, na verdade, que você não fala o idioma de Shakespeare.
O ato de falar é bem mais do que apenas os sons das palavras que saem de nossas bocas. A definição de FALAR é:
Exprimir-se por meio de palavras, dizer, discorrer, orar. Exercer influência através da palavra, falar ao coração, emocionar.
Mas e todos os anos que você frequentou aquele curso de inglês? Para aonde ele foi? Se enfraqueceu e você agora não sabe bem o que houve.
Falar bem requer uma boa dicção, boa postura, gestos que enfatizam o significado das suas palavras.
Imagine um garoto extremamente tímido, sempre humilhado por ser o menor da sala de aula, da vizinhança, como um personagem nerd de filmes americanos, e além disso muito gago. Bem, após estudar e treinar muito, ele aprendeu a educar sua voz, gestos e postura. Ele, ou melhor eu, sabe como é importante fazer bom uso da palavra e falar bem qualquer idioma.
Talvez você diga que não há naturalidade em tudo isso, e sim, muito controle. Ao que eu digo que é o mesmo que ouvir uma música num volume muito alto. A música é uma arte que nos dá muito prazer mas se estiver num volume excessivamente alto, pode causar danos aos seus ouvidos e nenhum prazer a longo prazo.
É só controlar o volume então! O mesmo se dá com a voz, gestos e postura, coloque-os no volume certo e trará prazer para você e para os que estiverem ao redor.
Veja o filme The great debaters com Denzel Washington como professor de alunos que participam de debates entre universidades em 1935.
Um desses debates é sobre o direito dos negros de estudar nas mesmas faculdades sob as mesmas condições que os brancos.
Nesse filme, os alunos são treinados para defender seus interesses e convencer seus ouvintes de seus direitos.
Você já cuida de outras partes do seu corpo diariamente, como quando escova seus dentes, lava suas roupas, penteia os cabelos, alimenta seu corpo, por que não cuidar da maneira como você fala e se apresenta à sociedade?
No comments:
Post a Comment