26 April 2010

Depressão em inglês



O Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde, “The Global Burden of Disease” dizem que a depressão é a quarta maior causa de incapacitação, apontando para a necessidade de medidas terapêuticas seguras e efetivas.

Uma terapia que tem recebido muita atenção, pela sua eficácia, é a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) – que defende a existência de um transtorno do pensamento como o centro das síndromes psiquiátricas como a depressão e ansiedade. Esse transtorno reflete em um modo distorcido de interpretar e lidar com as situações do cotidiano, também o modo como pensamos sobre nós mesmos influenciando nossas emoçõese comportamento.

Podendo gerar hábitos repetitivos ligados à limpeza, contar, arrumar inúmeras vezes o mesmo lugar para se certificar se está tudo certo.

A TCC tem como objetivo enfraquecer as bases que geram pensamento e comportamento negativo/repetitivo confrontando e contestando suas crenças na sua base e ensinando o paciente a lidar de modo mais saudável e realista com os sintomas depressivos e as situações problemáticas.



Aluno deprimido

Em minhas aulas, guardada as devidas proporções, sempre me deparo com alunos extremamente negativos com respeito a sua capacidade em falar inglês. Frases do tipo, “Eu não consigo, isso é muito difícil!”, “Eu não sei!”, “Eu nunca vou falar inglês!”, “Eu já estudei, mas não consigo falar nada!”.

Você saberia dizer o que as seguintes palavras significam?

Hello, ok, book, work, school, dance, little, big, table, computer, bus, be, house, family, mountain, paper, music, taxi, hotel, television, car, have, club, bag, boy, education, dog, band, cellular, carnival, conversation...Eu tenho quase certeza que você sabe o significado de mais da metade das palavras, então você conhece mais sobre o inglês do que um americano mediano saberia sobre o português! Fique feliz por você e nunca mais diga que não sabe NADA em inglês!!



No decorrer das aulas, vejo como a maneira de pensar do aluno deve ser modificada para que ele trabalhe sua autoestima e saiba o quanto pode realisar e desenvolver.
Uma abordagem direta, de confrontamento (palavra ainda não está registrada) faz com que o aluno perceba suas características e saiba como e o que melhorar.

Em muitas situações, tenho de lidar com dificuldades reais da vida pessoal do cliente. Mulheres normalmente desabafam sobre a relação amorosa, matrimonial ou filhos e choram. Homens falam, de forma agressiva, sobre o trabalho - o chefe, a competitividade e o risco de perder aquela promoção ou o emprego mesmo.
Enfim, todos esses aspectos reais do cotidiano fazem com que o aluno tenha sua energia drenada, sobrando muito pouco para estudar inglês.

Características pessoais

Por exemplo um aluno tímido sempre vai se recusar a falar em publico, não importa em que idioma. Então faço com que ele fale palavras ou frase simples do inglês que todo mundo conhece, como, “good morning!” – Frases simples sobre ele mesmo, family, friends. O importante é dar-lhe a chance de saber como seu cérebro, corpo e voz se comportam durante o processo. Ele se percebe falando e adquire auto confiança e autoconhecimento!


Em outra aula repito a frase, mas desta vez peço para que ele fique em pé. E esse é um dos momentos mais difíceis para ele, pois ficar em pé simboliza força, segurança, posição de ataque e superioridade. Exatamente o que ele não sente no momento, daí a importância do processo em fazê-lo sentir que é capaz de fazer o que quiser! Falar o que quiser...Em inglês!

Teacher

Aprenda com um professor dedicado e atencioso. Como você pode conferir nesse link do youtube de um filme muito antigo, mas que tem a mensagem certa. Mary Poppins, a babá, diz, “You see, in every job that must be done, there is an element of fun”.



Em outras palavras, “Tem sempre algo divertido num trabalho a ser feito”.
Estudar não é um dos momentos mais divertidos da vida, mas os resultados podem ser. Então tente sentir prazer no que faz, se isso for aplicado aos estudos, você deve pensar no seu objetivo, focar no seu desejo de conquistar sua independência.

Você não precisa de nenhuma ajuda na hora de atender a uma ligação internacional, você é capaz de se expressar com confiança e objetividade em uma reunião.
Parabéns! Você fala inglês!

Ansiedade ou Anxiety

Ansiedade em querer aprender à se comunicar rápido em inglês pode atrapalhar o seu progresso, então tenha calma e faça uma coisa de cada vez, um passo de cada vez!

Anxiety is characterized by excessive or exaggerated worry about everyday life events with no obvious reasons. People with symptoms of generalized anxiety disorder tend to always expect disaster and can not stop worrying about health, money, family, work, or studies.


The worry often is unrealistic or out of proportion for the situation. Daily life becomes a constant state of worry, fear, and dread. Eventually, the anxiety so dominates the person's thinking that it interferes with daily functioning, including work, school, social activities, and relationships.

What causes it?

Some research suggests that family history plays a part in increasing the likelihood that a person will develop it. It has been associated with abnormal levels of certain neurotransmitters in the brain.
Neurotransmitters are special chemical messengers that help move information from nerve cell to nerve cell. If the neurotransmitters are out of balance, messages cannot get through the brain properly. This can alter the way the brain reacts in certain situations, leading to anxiety.

Trauma and stressful events, such as abuse, the death of a loved one, divorce, changing jobs or schools, may lead to anxiety as well.



How is anxiety treated?

If no physical illness is found, you may be referred to a psychiatrist or psychologist, mental health professionals who are specially trained to diagnose and treat mental illnesses like anxiety.
Treatment for it most often includes a combination of medication and cognitive-behavioral therapy.

No comments: